O que é Homeschooling?


Homeschooling é uma modalidade de educação onde o ensino é feito fora de uma instituição formal de ensino, sob a responsabilidade dos pais/famiília. Copiamos abaixo a definição disponibilizada no site da ANED - Associação Nacional de Educação Domiciliar.


O Que é Educação Domiciliar?

Para evitar equívocos ou mal-entendidos, gostaríamos de deixar claro o que entendemos por "Educação Domiciliar".


A “Educação Domiciliar” não é...
…um método de ensino;
…a utilização de um material didático específico;
…a prática de tirar uma criança da escola;
…uma ideologia/filosofia fechada.

Todos esses elementos, de uma forma ou de outra, fazem parte da educação domiciliar. Mas, a ED em si não se resume a qualquer desses pontos.


O que é a “Educação Domiciliar”
A ED é uma modalidade de educação. Essa modalidade possui duas características específicas que a distinguem de outras (como a educação escolar e a educação à distância):

Os principais direcionadores e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem são os pais do educando (aluno);
A educação não ocorre em uma instituição, mas no seio da própria família (no lar, na vizinhança, em passeios, etc.).
Dentro dessas características, podem haver inúmeras variações relacionadas a: material didático, rotina, sequenciação de conteúdo, atividades, avaliação, etc.



Equivalentes e Variações
Homeschooling – termo utilizados nos EUA para se referir à ED – é a expressão internacionalmente utilizada para se referir a essa modalidade
Unschooling – termo utilizado, inicialmente, para se referir à “desescolarização”, ou seja, ao processo de transição da educação escolar para a domiciliar (cf. obra de John Holt). Atualmente, também se refere a uma variação da ED na qual se busca instruir os filhos eliminando qualquer referência à realidade escolar (grade curricular, planos de aula, avaliação sistematizada, etc.).

Ideias Criativas